Lançamentos

O I Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte sequencial estará abrindo espaço para lançamento e venda de livros. Os interessados devem enviar um e-mail para forumdepesquisadores@gmail.com com os dados da obra, incluindo um release, uma imagem da capa e o valor. O autor deverá, também, efetivar sua inscrição no evento.

1º lançamento:

Título: Desvendando o Mangá Nacional
Subtítulo: Reprodução e Hibridização nas Histórias em Quadrinhos
Autor: Amaro Braga
Editora: Edufal
Ano: 2011
Número de páginas: 231
ISBN: 978-85-7177-615-9

Resumo:

Será que a maneira de desenhar uma HQ revela a cultura de sua região de origem? Será possível reconhecer uma linguagem nacional em cada tipo de HQ? Os “Comics” representam a cultura estadunidense? As Bandé Dessinée representam a cultura francófona? E os Mangás, por sua vez, representam a japonesa? Se a resposta for positiva – e deve ser – como avaliamos as produções que se espelham na linguagem de uma HQ de outra cultura? Quadrinhos de super-heróis que visualmente lembram os mangás japoneses, mas produzidos nos EUA, são um “Comic” ou um “Mangá”? Como proceder para avaliar estas HQ´s? O quanto elas têm de uma cultura o quanto se apropriam da outra? Estas nomenclaturas não são simples verbetes que nominam “Histórias em Quadrinhos” em inglês, francês ou em japonês. Compreender os limites estéticos de cada um é compreender os meios necessários para acessar suas Representações Sociais e efetivar os meios pelos quais os quadrinhos representam a cultura em que é produzida. Neste livro o leitor terá uma visão abrangente sobre o Mangá Nacional, as assim chamadas histórias em quadrinhos produzidas no Brasil com uma estética visual baseada nas HQ´s japonesas. Avalia o papel desempenhado pelos quadrinhistas na produção de fanzines e revistas e as escolhas estéticas que são feitas, na constituição e reconhecimento de uma linguagem nacional dos quadrinhos brasileiros. O livro resgata os perfis estéticos que definem a aparência e a estrutura do mangá no Japão e os compara com aqueles presentes nas versões brasileiras, concentrando o levantamento e o enfoque analítico, na revista Holy Avenger, um dos mangás nacionais de maior sucesso no Brasil. Partindo da estrutura semiótica unida com a análise sociológica, o autor discute como os processos de reprodução da estética seqüencial – acolhido de forma despretensiosa por parte dos produtores de quadrinhos, podem incentivar a hibridização cultural, um fenômeno com efeitos não planejados na identidade e na estética nacional.

2º lançamento:

Título: Efeitos da ditadura no trabalho de Henfil
Autores: Fabio Luiz Carneiro Mourilhe Silva e Jon Hogan
Editora: Casa XXI
Ano: 2012
Número de páginas: 84
ISBN: 978-85-912598-1-6

Resumo:

Através de análises pictóricas do trabalho de Henfil e pesquisas bibliográficas relacionadas a um momento específico da história política brasileira, onde prevaleceu a censura e a ditadura militar, busca-se entender aqui de que modo foi traduzida a prática da charge e dos quadrinhos a partir de uma postura ousada e de contestação, assumida por Henfil. Com a Revista Fradim, ficam documentados os principais problemas presentes em sua época. Contudo, ao cobrar um posicionamento político, nota-se que seu trabalho vai além de mero registro documental, servindo de arma ideológica e crítica.

Anúncios

Uma resposta para Lançamentos

  1. Rita Cabral disse:

    Não posso ir ao fórum nacional mas quero adquirir o livro de Fabio Mourilhe e Jon Hogan. Como é que eu faço?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s